domingo, 18 de julho de 2010

Namoricos de Domingo



hum... cheiro de pão na casa!



domingo. chuvinha. mais chuvinha. bom para namorar. bom para juntar açucar, farinha numa receita boa de pão de aipim que só a carla tem. segue ai escrita pela propria.



"Querida,

O pão de aipim não tem receita exata, faço ‘de olho’, o importante é dar o ponto de pão que desgruda das mãos, mas é uma massa ainda macia. O pulo do gato desta receita é usar a água de cozimento do aipim.

Cozinha algumas raízes de aipim até ficarem bem macias. Deixa esfriar um pouco (não escorre a água).

Numa bacia grande, ou na bancada, coloca uns dois terços do pacote de farinha (de um quilo), coloca um envelope de fermento e duas colheres de açúcar (o açucar é importante para ativar o fermento que faz crescer o pão). Mistura, faz um buraco no meio.

Coloca no liquidificador mais ou menos uma xícara da água do aipim e duas do aipim (se esfriar totalmente, aqueça um pouco até amornar, pois o calor faz crescer o pão, ainda mais no inverno; mas não deixe muito quente, o calor excessivo mata o fermento), um ovo, mais ou menos duas colheres de gordura (banha, manteiga ou margarina), uma pitada de sal.

Bate e despeja esse creme no meio da farinha. Vai juntando e sovando bem (aproveita aqui as aulas de musculação rsrs). Regula o ponto juntando mais farinha ou mais água. Prova o tempero, antes de dar por finalizada.

Unta uma bacia grande, coloca a massa, gira na tigela (para untar dos dois lados). Cobre com plástico e depois com uma toalha, ou até um cobertor se estiver muito frio.

Deixa crescer por umas duas horas, até chegar ao dobro do tamanho. Nesse ponto, unte a forma de assar, baixe a massa (tirando da bacia e apertando) e formate o pão. Pode ser tipo bolo inglês, trança, redondos, como preferir. Coloque na forma e deixe crescer de novo, mais uma hora. Pré-aqueça o forno e coloque para assar em forno médio. Se quiser, antes de levar ao forno, passe gemas ou café na superfície do pão, para dar uma cor bonita ao assar.

Quando estiver com a superfície assada, e o som ao bater-se com o nó dos dedos embaixo da forma for oco, está pronto o pão.

Boa sorte no pão e em tudo o mais neste findi!

Carla"



meu pão sempre fica selvagem, e nem foi pq eu esqueci o ovo... mas com geleia de amora... e quentinho...



então!? vamos namorar?

Um comentário:

  1. Daqui o pão parece delicioso, parece que estou sentindo o cheirinho... Bjks.

    ResponderExcluir